O dia de hoje começou com uma grande transferência e a UAE Team Emirates é a equipa envolvida! Na tentativa declarada de se tornar a melhor equipa do Mundo, pelo menos em termos de ranking UCI, a formação de Joxean Matxin, anunciou a contratação de Adam Yates. O britânico chega da INEOS Grenadiers e assina um contrato para as próximas 3 temporadas, ou seja, até ao final de 2025.
Após duas temporadas bem sucedidas na INEOS Grenadiers, onde venceu a Volta a Catalunha e a Volta a Alemanha, foi 2º no UAE Tour (por duas vezes), 3º no Giro di Lombardia, 4º na Vuelta a Espanha, Paris-Nice e Volta ao País Basco e 9º no Tour de France, entre outros resultados interessantes em clássicas, Yates tinha uma proposta para renovar pela formação britânica no entanto, segundo se sabe, o seu salário seria reduzido para metade pelo que o ciclista de 30 anos declinou a oferta. Um regresso à BikeExchange também esteve em cima da mesa, chegaram a haver negociações, mas mais uma vez, o salário e a duração do contrato foram os entraves. Desta forma, Yates encontrou um novo lar na UAE Team Emirates.
O britânico é um dos melhores ciclistas do Mundo em provas de uma semana e clássicas acidentadas, os seus resultados comprovam isso mesmo, tendo falhado um pouco nas Grandes Voltas, principalmente devido às altas expectativas que foram colocadas após o 4º lugar conseguido em 2016 (em 11 participações conseguiu 5 top-10). Em todas estas provas tem um dia mau que deitam por terra as suas aspirações, algo que não acontece nas competições mais curtas, onde é um perigo à solta.
NA UAE Team Emirates deverá ter um papel duplo, de líder em provas de uma semana e clássicas e apoio ao grande líder que é Tadej Pogacar. Este ano, já assumiu, um pouco, esse papel na INEOS, o Tour de France é o exemplo máximo, mas viu-se que ainda não estava muito habituado a isso, vai ser preciso mudar o chip. Para a UAE Team Emirates, e tal como já referimos, é a aposta para se tornar a melhor equipa do Mundo. Tadej Pogacar é o líder incontestável para o Tour de France, Juan Ayuso ganhou muito espaço e deve ser líder na Vuelta a Espanha, com João Almeida a ter a liderança no Giro d’Itália. Veremos onde encaixa Adam Yates, numa equipa onde Brandon McNulty também pode dar o salto a qualquer momento. Na perspetiva portuguesa, esta é uma transferência que pode retirar alguma protagonista dentro da equipa árabe a João Almeida, algo que só teremos certeza na próxima temporada.