Nos últimos dias, e aproveitando o pouco ciclismo que tem havido, o Comité da UCI esteve reunido e, após os debates realizados, várias foram as medidas tomadas. De realçar que estas medidas entram em vigor a partir do próximo dia 1 de abril.
O principal destaque da semana passada vem para a proibição dos ciclistas poderem fazer descidas com o corpo deitado em cima do quadrado, pedalando nessa mesma posição, o famoso super-tuck. Uma figura celebrizada por Matej Mohoric, na altura da conquista do Mundiais sub-23 e, mais recentemente, por exemplo, Chris Froome, Peter Sagan e Vincenzo Nibali.
Já hoje, surgiu outra posição proibida. Os ciclistas estão impedidos, durante as etapas em linha, de usar os antebraços como apoio no guiador, numa espécie de posição de contra-relógio. Esta é uma posição muito comum nos corredores quando seguem em fuga, maioritariamente em solitário, ou quando vão na frente do pelotão. As multas são pesadas e, nas competições World Tour, serão de 1.000 francos suíços, 25 pontos de penalização no ranking UCI e desqualificação ou desclassificação da prova.
Vários ciclistas já reagiram a estas novas medidas da UCI, não concordando com estas decisões, conforme evidenciamos em seguida. Por outro lado, a UCI afirmou que tudo foi aprovado dentro dos conformes com o apoio dos ciclistas, estando estes representados por Philippe Gilbert e Matteo Trentin, nas reuniões realizadas em dezembro último.
https://twitter.com/BobJungels/status/1358838704186482700
So just before the stage I was answering questions about riding on the top tube. Please @UCI_cycling think about the real risks, like oil on the road today. Don't blame us for causing crashes. There is so much to do on safety and organization side of cycling… @Etoile_Besseges pic.twitter.com/3SV3dmOyDF
— Michał Kwiatkowski (@kwiato) February 5, 2021
https://twitter.com/chrisfroome/status/1357772781581049856
Q @UCI_cycling @cpacycling,
How many riders died, crashed so hard they where paralyzed or where in a coma after doing a super tuck or riding with hands on there handlebars? And how many did because of unsafe roads, motorbikes or unapproved barriers? Can you still count them?— Louis Vervaeke (@LouisVervaeke) February 8, 2021
Outras medidas anunciadas foram o ciclista que atirar um bidon para o chão e ele caia no meio do pelotão, colocando em perigo os restantes colegas será punido e a criação de um maior número de zonas para que os ciclistas possam deitar fora as embalagens e restantes resíduos (entre cada 30-40 kms). Quem não cumprir, poderá infringir numa multa de 200 a 1000 francos suíços, 15 pontos de penalização no ranking UCI, ser desqualificado (numa clássica) ou receber uma penalização de 30 segundos, 2 minutos ou desqualificação, conforme a reincidência (nas provas por etapas).