Numa sequência de eventos claramente coordenada e cerca de 1 hora depois da saída oficial de Chris Froome da Team Ineos, eis que o britânico é confirmado como reforço da Israel Start-Up Nation para 2021.

O acordo entre as partes foi alcançado e será assinado dia 1 de Agosto, data permitida pela UCI para transferências. O poderio financeiro da formação israelita é inegável e prova disso é o contrato oferecido a Chris Froome. Aos 35 anos, o múltiplo vencedor de Grandes Voltas assinou um “contrato de longa duração e até ao final da sua carreira.”



Ninguém sabe quando será o final da carreira de Chris Froome, mas conseguimos perceber o porquê deste contrato. Nem a equipa nem o próprio Froome sabem se o britânico voltará a um nível que lhe permita lutar por vitórias. Se isso não acontecer não vemos o ciclista de 35 anos a prolongar muito a sua carreira, não quererá ser “apenas” mais um no pelotão com o currículo que tem e nesta fase não parece disposto a trabalhar para outros. Para além disso, a própria equipa contratou-o com o intuito de lutar pelo Tour e certamente com uma remuneração compatível com essa função.

Agora também resta saber como será o resto da estadia de Chris Froome dentro da Team Ineos, pelo discurso actual parece que Froome ainda está encaminhado para fazer o Tour com um papel importante. Mas temos sérias dúvidas que isso seja assim tão linear e Brailsford não quererá que Geraint Thomas ou Egan Bernal fiquem insatisfeitos e haja polémicas internas. Tendo isso em conta, veremos se Froome não falha mesmo a Volta a França na sua última temporada com a Team Ineos. Este é um assunto que ainda fará correr muita tinta.



Outro aspecto importante é o tipo de equipa que a Israel Start-Up Nation irá construir para as Grandes Voltas. Para rubricar o acordo certamente que Froome exigiu ter um elenco de luxo ao seu lado para atacar o Tour em 2021 e não há assim tantos ciclistas no mercado com as características certas para este trabalho. Basta ver o tempo que demoraram a Ineos e a Jumbo-Visma a construir a base de Grandes Voltas que actualmente têm.

By admin