A cerca de um mês do início da Volta ao Algarve, pouco se sabia sobre a competição para além do elenco de luxo de equipas que estaria à partida no dia de 17 de Fevereiro. As incertezas eram muitas e o agravar da situação pandémica em Portugal levou à notícia que ninguém queria.
A Federação Portuguesa de Ciclismo anunciou, hoje, em comunicado, que a prova não irá para a estrada nas datas previstas, ou seja, entre 17 e 21 de Fevereiro. Esforços foram feitos para manter a 47ª edição da Algarvia no calendário e as novas datas também já foram reveladas.
Tudo ainda está dependente do consenso entre as equipas e os parceiros oficiais envolvidos na organização da competição, no entanto, após contactos com a UCI, a prova será realizada entre 5 e 9 de Maio. Se a data original da competição era perfeita, pois tornava a Volta ao Algarve uma das primeiras competições da temporada de ciclismo mundial e atraía muitas equipas do World Tour o mesmo pode não ser garantido em Maio.
A competição portuguesa coincidirá com o início de mais uma edição do Giro d’Itália (a 8 de Maio), bem como com os Quatros Dias de Dunquerque e a Volta a Madrid, competições que costumam ter elencos fortes, principalmente com as equipas daqueles países, isto é, França e Espanha, respetivamente.
Foto: João Fonseca