Serão 4 etapas num total de 505 quilómetros para os corredores que amanhã estarão à partida do “Gran Camiño”, uma nova prova do calendário U.C.I e do calendário espanhol, com a categoria 2.1, a mesma da Volta a Portugal. De 24 a 27 de Fevereiro os ciclistas vão passar por todas as províncias da Galiza (Pontevedra, Corunha, Ourense e Lugo) e haverá transmissão televisiva em directo.



Claramente há terreno para todos os gostos, a 1ª etapa provavelmente irá terminar ao sprint, na ligação entre Porriño e Vigo, sendo que as diferenças na geral deverão acontecer na chegada ao Mirador de Ézaro, uma autêntica parede de quase 2 kms a 13%. Para terminar as tiradas em linha, a curta ligação entre Maceda e Luintra tem 2 contagens de montanha nos últimos 50 kms, o Alto de Nogueira (6,9 kms a 7,1%), o Alto de Serragude (7,4 kms a 6,7%, mas com 3 kms a 11% no meio) e o Alto de Moura (7,9 kms a 7,4%), praticamente a coincidir com a meta. Esta prova por etapas termina com um contra-relógio individual de 16 kms em Sarria com algum sobe e desce.

Em relação ao alinhamento, é das corridas 2.1 com melhor lista de participantes, tendo em conta que vão 4 equipas World Tour (Movistar, Cofidis, Israel-Premier Tech e EF Education). A Israel vem com Jakob Fuglsang (fez uma boa Vuelta a Andaluzia) e Michael Woods, que espera já estar recuperado em pleno dos problemas estomacais que o têm afectado. A Movistar chega com o favoritismo quase total, por jogar em casa e por ter Alejandro Valverde, Gorka Izagirre, Ivan Sosa e Gonzalo Serrano, já a EF, traz Hugh Carthy, Mark Padun, Magnus Cort e Odd Eiking. Na Cofidis o líder deverá ser Jesus Herrada.



Para além de um lote bastante alargado de equipas Profissionais Continentais (Caja Rural, Burgos-BH, Eolo-Kometa, Euskaltel-Euskadi, Gazprom-Rusvelo, Human Powered Health, Kern Pharma e Bardiani) vão estar presentes 4 equipas Continentais portuguesas. Do Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel apenas está confirmada a presença dos galegos Samuel Blanco, Alejandro Marque e Delio Fernandez, sendo que também estão convocados Alvaro Trueba, Carlos Salgueiro, David Livramento e Valter Pereira.

A Rádio Popular-Paredes-Boavista já anunciou os 7 escolhidos, sendo eles Tiago Machado, Luís Fernandes, Guillermo Garcia Janeiro, Alberto Gallego, Pedro Miguel Lopes, Daniel Freitas e César Martingil, que substitui o lesionado Hugo Nunes. Na W52-FC Porto teremos um 7 composto por José Gonçalves, Amaro Antunes, Guilherme Mota, Ricardo Vilela, Rui Vinhas, Joni Brandão e o campeão nacional José Neves. Por fim, a Efapel “vai a jogo”, confirmando a ambição de um calendário internacional, com Francisco Guerreiro, Henrique Casimiro, Tiago Antunes, João Benta, Fábio Fernandes, Joaquim Silva e Rafael Silva. Veremos se a nova prova nos dá um bom espectáculo e esperamos que os ciclistas portugueses e de equipas portuguesas se destacam, o ritmo obtido na Volta ao Algarve pode ser importante para equilibrar as forças face às grandes potencias.



By admin