Após dois dias de condições meteorológicas agradáveis, o pelotão do Tour of the Alps acordou com a chuva disposta a dificultar a vida. Para além disso, o final da etapa era muito mais exigente, com um circuito final a contar duas subidas muito complicadas: Weerberg (3,2 kms a 9,6%) e Pillberg (3,2 kms a 9,9%). Dia curto, apenas 125 quilómetros e com uma fuga de apenas um só homem. Filippo Ganna decidiu testar as suas pernas e atacou bem cedo, fazendo grande parte da etapa em solitário. Aproveitando o início mais acessível, o transalpino chegou a ter 4 minutos de vantagem para o pelotão no entanto esta diferença caiu a pique na primeira passagem por Weerberg, reduzindo-se para 45 segundos.



DSM-firmenich PostNL e Decathlon AG2R trabalharam todo o dia e, na subida seguinte, Ganna era apanhado. Romain Bardet foi o primeiro favorito a testar-se, ganhou uma pequena vantagem no entanto não foi muito longe, sendo apanhado pelo já reduzido grupo dos favoritos. O francês foi apanhado e seguiu-se ataque de Giulio Pellizzari. O jovem da Bardiani recebia a companhia de Juan Pedro Lopez para os últimos 26 quilómetros e este duo conseguiu passar no topo com 20 segundos.

Faltavam duas ascensões, as mesmas passadas anteriormente e mexidas só mesmo em Pillberg. O grupo dos favoritos comandado pelo líder Tobias Foss via Lopez e Pellizzari conseguirem quase 1 minuto de vantagem e, a 6600 metros do fim, acontecia a movimentação decisiva. O espanhol da Lidl-Trek deixava o seu companheiro de fuga para trás e procurava a vitória em etapa. Com um ritmo muito forte, Lopez passou no topo com 20 segundos de vantagem para Pellizzari e 50 segundos para o grupo de Foss.



Na descida não existiram alterações. Lopez não precisava de arriscar e tinha a vitória assegurada, a primeira da carreira! 22 segundos depois chegava Pellizzari e a 38 segundos Foss encabeçou o grupo dos favoritos, onde as grandes desilusões foram as ausências de Chris Harper e Geraint Thomas. A classificação gerla sofreu alterações, com Lopez a ser o novo líder com 31 segundos de vantagem par Foss e 45 para Ben O’Connor.

By admin