No mesmo percurso que as senhoras, mas com mais voltas, os sub23 masculinas partiram para a estrada, em Melgaço, por volta das 14h30 para uma prova que se esperava animada devido aos muitos candidatos que poderiam levar a vitória.



A tradicional fuga formou-se ao quilómetro 20, quando Gonçalo Leaça, Ivo Pinheiro, Hélder Gonçalves, Fábio Costa, Francisco Guerreiro e Marcelo Salvador saltaram do pelotão. Vendo a vantagem aumentar consideravelmente, João Almeida, campeão nacional de contra-relógio atacou no pelotão, ainda com mais de 100 quilómetros para o final. Daniel Viegas, Iuri Leitão e André Carvalho ainda tentaram fazer o mesmo que o jovem luso mas não o conseguiram.

A dificuldade do percurso fazia-se notar na frente, com a fuga a dividir-se em pequenos grupos, sendo que Fábio Costa e João Almeida foram os mais fortes, ficando na frente a 30 quilómetros do fim. No pelotão, ou o que restava dele, Francisco Campos era quem mais trabalhava.



A vantagem para o duo da frente foi diminuindo, entrando com 1 minuto nos derradeiros 10 quilómetros o que ainda fazia sonhar o grupo perseguidor composto por 10 elementos no entanto João Almeida e Fábio Costa ainda tinham energias guardadas para o que restava.

Já na subida final para Melgaço decidiu-se a corrida. João Almeida atacou forte, Fábio Costa não conseguiu seguir o ciclista da Hagens Berman Axeon que, assim, pedalou em solitário para o triunfo e para o título de campeão nacional de estrada, juntando este ao conseguido ontem na vertente de contra-relógio. Fábio Costa foi 2º, a 11 segundos, com o pódio a ser completo por Bernardo Saavedra da Vito-Feirense-PNB,a 36 segundos.





By admin