A segunda etapa da Volta a França começou sem Richard Carapaz, depois da lesão sofrida no joelho aquando da queda de ontem. Após tentativas de fuga de Victor Campenaerts e Anthony Turgis formou-se a fuga do dia, passado 10 quilómetros, com Edvald Boasson Hagen, Neilson Powless e Remi Cavagna. Apenas 3 ciclistas na frente, com o pelotão liderado pela UAE Team Emirates a manter o trio sempre abaixo dos 5 minutos.



Powless aproveitou a presença na frente amealhar pontos para a classificação da montanha, reforçando a sua liderança. A cerca de 70 quilómetros do fim, no Côte d’Alkiza, Cavagna não aguentava o ritmo na frente e deixava o grupo reduzido a dois ciclistas. No pelotão, a equipa do líder começava a forçar mais o ritmo, e a diferença começava a diminuir de forma mais rápida.

Powless era o mais forte da fuga e ainda entrou sozinho em Jazkibel no entanto o ritmo da UAE Team Emirates foi fatal para o norte-americano e para grande parte dos ciclistas do pelotão, já que o grupo foi ficando cada vez mais reduzido. Já no quilómetro final da subida, Simon Yates tentou o ataque à camisola amarela, só que Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard não o deixaram fugir e no topo da subida lutaram pelas bonificações com Pogacar a ser o mais forte.




Vingegaard e Pogacar ainda andaram isolados na descida mas não colaboraram e foram apanhados pelo grupo dos favoritos de onde atacava Pelo Bilbao. Com Wout van Aert no grupo, a Jumbo-Visma meteu-se ao trabalho e impediu qualquer fuga a resultar. A 3 quilómetros do fim, no último topo do dia, Pidcock tentou surpreender mas Van Aert respondeu prontamente.

Aproveitando a desorganização, Mattias Skjelmose tentou a sua sorte mas Van Aert voltava a fechar o espaço. À terceira foi de vez e Victor Lafay atacou forte no quilómetro final. A Jumbo-Visma ainda tentou fechar o espaço mas o francês ganhou uma vantagem grande, mais que suficiente para aguentar o sprint final de Van Aert e Pogacar e conseguir a grande vitória da carreira. 15 anos depois da Cofidis regressou às vitórias no Tour. Adam Yates mantém a liderança da Volta a França.

By admin