De um dia para o outro o pelotão do “Baby Giro” ficou bem mais curto, 24 jovens corredores foram desqualificados após a dura etapa que ontem terminou no Passo Dello Stelvio. Johannes Staune-Mittet (equipa de desenvolvimento da Jumbo-Visma) foi o mais forte ao bater nos metros finais o francês Alexy Prost da equipa da desenvolvimento da Intermarche-Wanty-Gobert, saltando assim para a liderança diante do irlandês Darren Rafferty.

A tirada foi extremamente dura, menos de 50 corredores ficaram a menos de 10 minutos do vencedor e o português António Morgado, actualmente a passar mal com problemas estomacais não foi um deles ao terminar em 72º. Enquanto os melhores trepadores estavam a lutar pelo melhor resultado possível para a classificação geral, imensos ciclistas estavam a lutar para chegar dentro do controlo, apertado pela orografia e pela curta extensão da jornada.




No entanto, muitos corredores contornaram as regras e foram filmados por fãs enquanto seguiam agarrados aos carros e às motos durante o Passo Dello Stelvio, algo que levou à organização a recorrer ao “VAR” e a desqualificar um total de 24 ciclistas. Os “prevaricadores” foram também multados” e 4 carros de apoio das equipas, os que ajudaram em todo este episódio, foram excluídos da corrida. Entre eles estão logicamente muitos sprinters, alguns deles bem conceituados deste escalão como Tijl de Decker, Aivaras Mikutis ou Frank Ragilo, que desta forma ficam sem hipóteses de conseguir bons resultados parciais nesta corrida. O vídeo original é de um artigo do site TuttoBici.

By admin