Um dia aparentemente inofensivo no Gabão pode ter sido decisivo para a competição. Com apenas 82,4 kms para percorrer, a essa distância foi feita a 42,8 km/h. Passando directamente para o desfecho, a jornada foi ganha pelo argelino Youcef Reguigui, um dos melhores, senão o melhor sprinter africano da actualidade, em representação da sua selecção.




Foi mais um sprint em pelotão compacto, depois de uma fuga composta apenas por Jeremy Cabot e por Carlos Oyarzun, e que deu algum trabalho a apanhar. No final o domínio foi argelino, com Yacine Hamza a fazer 2º atrás do seu compatriota, enquanto Emmanuel Morin da Cofidis foi 3º.

O dia foi importante porque a classificação geral ficou bem mais apertada graças às bonificações obtidas nos sprints intermédios e no final. Natnael Tesfazion manteve a liderança, mas perdeu terreno face a todos os rivais. Jordan Levasseur estava a 4 segundos e está agora a 2, Emmanuel Morin estava a 9 e está agora a 6 e Youcef Reguigui estava a 18 e está agora a 10 segundos da liderança, sendo este último um ciclista muito explosivo e capaz de bonificar mais.




By admin