Ocorreu, na manhã de hoje, em Lisboa, a apresentação oficial da Volta a Portugal 2022. Como já tínhamos anunciado e já confirmado pela organização da prova, as etapas foram desvendadas na sua totalidade, ficando a conhecer, principalmente, os perfis das mesmas. O grande atrativo estava relacionado com a composição do pelotão que irá percorrer as estradas nacionais entre os dias 4 e 15 do próximo mês de Agosto.
No total, serão 19 as equipas presentes, sendo 10 delas as equipas Continentais portuguesas, incluindo a W52/FC Porto, equipa que está com oito dos seus ciclistas suspensos provisoriamente devido à Operação “Prova Limpa”. Assim, representando as cores nacionais, estarão presentes Rádio Popular-Paredes-Boavista, W52/FC Porto, Efapel Cycling, Kelly/Simoldes/UDO, Tavfer-Mortágua, ABTF-Feirense, Aviludo-Louletano, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car e Glassdrive/Q8/Anicolor.
Uma presença já habitual na Grandíssima é a das ProTeam espanholas e este ano não é excepção, com a participação de Euskaltel-Euskadi, Burgos-BH e Caja Rural-Seguros RGA. Destas equipas, a última é a que deve trazer o alinhamento mais forte uma vez que não estará presente na Vuelta a Espanha, tendo aqui um objetivo da segunda metade da temporada. Depois do brilharete do ano passado onde venceram 3 etapas, a norte-americana Human Powered Health está de regresso e, desta vez, traz a companhia da Wildlife Generation Pro Cycling, equipa onde destacamos Ahmet Orken, Sergei Tvetcov e Jonathan Clarke.
Por fim, da Colômbia chega a Electro Hiper Europa-Caldas (formação onde destacamos o Miguel Ángel Ballesteros e Pablo Alonso), do Reino Unido vem a Trinity Racing (uma equipa muito jovem, com bons talentos, evidenciando-se Blake Quick, Rudy Porter e Luke Lampaerti) e de África, África do Sul e Angola, respetivamente, estarão presentes ProTouch e Bai Sicasal Petro de Luanda.
Foto: Volta a Portugal