Após a Volta a Portugal, é altura da Volta a Portugal do Futuro, competição mais importante do calendário sub-23 nacional e para a qual todas as equipas sub-23 e de clubes trabalham ao longo de uma temporada. José Neves foi o último vencedor, ele que está, neste momento, a correr como estagiário na EF Education First Drapac p/b Cannondale.
O primeiro dia é um dos mais fáceis da competição, com um total de 118,4 quilómetros, a serem percorridos em circuito. 4 voltas em Águeda, com uma subida de 4ª categoria, que não devem impedir uma chegada ao sprint.
A etapa rainha surge ao 2º dia, com a chegada ao Monte Culcorinho. Serão 18 kms de puro sofrimento, com as rampas a andarem sempre a rondar os 6%, com os dois quilómetros finais a terem 9,4% e 12,5%.
A 3ª etapa é de sobe e desce constante, com um total de 4 contagens de montanha. Partida em Arganil e chegada a Abrantes 151,5 quilómetros depois. O final também não é simples, sendo em subida. Se as diferenças forem curtas podemos temos uma etapa muito animada. Os 800 metros finais são a 9%.
Sexta-feira tem mais uma dura etapa, de apenas 79,9 quilómetros. Tudo vai ser decidido nos 8 quilómetros finais, na subida de Castelo de Vide, que apesar de não ser muito dura, pode fazer diferenças.
O fim de semana começa com um decisivo contra-relógio. Apenas 8400 metros mas com uma dura subida no seu início, seguindo-se uma longa descida até aos 2 quilómetros finais.
A prova termina com uma etapa disputada à volta de Santarém. 118,3 quilómetros, sendo os primeiros 90 praticamente planos. Seguem-se 3 subidas algo duras, que devem ser palco de diversos ataques. O final é plano, após uma curta descida.
Em relação às equipas, temos um total de 10 formações, 7 portuguesas (Miranda-Mortágua, Liberty Seguros-Carglass, Sicasal-Constantinos-Delta Cafés, Fortunna-Maia, Jorbi-Team José Maria Nicolau, ACDC Trofense e FGP-Cube-Bombarral) e 3 espanholas (Baqué-Ideus-BH Team, Aldro Team e Super Froiz). Para a classificação geral destacamos como principais candidatos Hugo Nunes e Gonçalo Carvalho, na Miranda-Mortágua, André Carvalho e André Crispim na Liberty Seguros-Carglass, Marcelo Salvador na Sicasal-Constantinos, Tiago Antunes e Cristian Mota na Aldro Team e Ander del Cantaño na Super Froiz. Mike Reilly Authentic Jersey scarpeoutletit