Dia de duplo setor na Volta a Portugal do Futuro. Pela manhã, etapa de 79,9 quilómetros entre Castelo de Vide e Abrantes na única oportunidade para os homens rápidos presentes. Francisco Moreira voltou a estar em fuga e desta vez foi acompanhado pro Sergio Trueba e Joan Riera, um trio que nunca teve mais de 2 minutos de vantagem.




O português do ACDC  Trofa/ Trofense foi o último resistente da fuga, sendo apanhado já dentro dos 10 quilómetros finais. Tudo se decidiu ao sprint, no empedrado de Abrantes, com a vitória a sorrir a Luciano Martinez da Baque – Ideus – BH Team. O ciclista argentino superou o venezuelano Leangel Liñarez da Miranda-Mortágua e Carlos Salgueiro da Sicasal-Constantinos, com a última viragem a ser crucial. Na geral nada se alterou, com Emanuel Duarte a partir de amarelo para o contra-relógio que se iria disputar na parte da tarde, com 44 segundos de vantagem para os seus maiores rivais.

O contra-relógio foi também em Castelo de Vide, um traçado duro, técnico e para ciclistas explosivos, 8400 metros, em tudo semelhante ao contra-relógio da Volta ao Alentejo. Carlos Salgueiro da Sicasal/Constantinos esteve na frente durante muito tempo com 13:10 e viria mesmo a finalizar em 2º na jornada, somente batido por um impressionante Gonçalo Leaça. O ciclista da LA Alumínios, com o dorsal 131 parou o relógio em 12:49, foi mesmo o único corredor a baixar da barreira dos 13 minutos.




A margem de vitória foi de 13 segundos, ele que era um dos favoritos à partida depois de deixar excelentes indicações na recente Volta a Albergaria. A fechar o pódio ficou Emanuel Duarte, seu companheiro de equipa e líder da prova, que reforçou essa mesma liderança. Foi um dia em cheio para a LA Alumínios, Emanuel Duarte parte para a última tirada com 1 minuto sobre o seu opositor mais directo, que é Fábio Costa da UD Oliveirense/InOutBuild, uma equipa que tem demonstrado muita homogeneidade, da parte da tarde colocou 5 ciclistas entre o 5º e o 11º lugar.

Emanuel Duarte tem agora 1 minuto sobre Fábio Costa e 1:01 sobre Tiago Leal, com Pedro Miguel Lopes a 1:07. Com este triunfo Gonçalo Leaça subiu também a 8º na geral e lidera por pontos. Fábio Costa enverga a camisola da juventude e a camisola de melhor trepador está em Guillermo Janeiro, apesar de ser Emanuel Duarte a liderar essa classificação.

Foto:PODIUM/Paulo Maria




By admin