O caos devido ao COVID-19 começa a apoderar-se no ciclismo nacional! Foi hoje apresentando o Plano de Contingência Nacional e já há medidas no que toca ao ciclismo. Marcada para a próxima semana, a Volta ao Alentejo já não vai para a estrada, numa medida tomada em conjunto pela Podium e pelos municípios organizadores da competição
A informação já foi avançada por parte da organização da corrida, a Podium, para as equipas que iriam estar presentes, de forma a não viajarem para Portugal, tendo também já sido avançado pelo Jornal Record. De 18 a 22 de Março, o pelotão composto por 11 equipas nacionais e 7 equipas estrangeiras (oriundas de Espanha, Rússia, Angola e Alemanha) iria percorrer o Alentejo, começando em Reguengos de Monsaraz até terminar, como já vem sendo habitual em Évora, na Praça do Giraldo. O último vencedor foi João Rodrigues que, desta forma, não irá defender o seu título.
Este é a primeira prova de ciclismo a ser cancelada, algo que se compreende devido ao enorme número de pessoas nacionais e estrangeiras que iriam estar envolvidas na caravana da “Alentejana”. Resta saber o que irá acontecer à Clássica da Arrábida, prova que se disputa no próximo domingo e que também irá contar com diversas formações estrangeiras. Para já mantém-se prevista a sua realização, no entanto devem surgir desenvolvimentos nos próximos dias.
Foto: João Fonseca