Foi hoje apresentada a 40ª edição da Volta ao Alentejo, prova que irá para a estrada de 22 a 26 de Março no molde de prova por etapas com 5 dias de competição. A corrida alentejana, que em 2022 foi dominada pelos venezuelanos com 2 vitórias de etapa e a geral para Orluis Aular e 1 jornada para Leangel Linarez, desta vez não terá o habitual contra-relógio dos últimos anos em Castelo de Vide e contará com um pelotão bastante interessante.

Começando pelo traçado, tirando a ausência do esforço individual bastante duro e técnico em Castelo de Vide (em 2019 e 2021 houve inclusivamente jornada dupla), não haverá assim tantas novidades quanto isso, vejamos as etapas:

1ª etapa: Beja-Ourique – 168,8 kms

2ª etapa: Castro Verde-Grândola – 170,8 kms

3ª etapa: Vendas Novas-Estremoz – 191,4 kms

4ª etapa: Crato – Castelo de Vide – 148,2 kms

5ª etapa – Monforte-Évora – 154,9 kms

Olhando para os perfis, espera-se um domínio dos sprinters na maioria das etapas e quem venha com ambições para a classificação geral tem de atacar de longe na 4ª etapa, com chegada a Castelo de Vide, uma jornada bem dura pelo encadeado de 5 contagens de montanha a meio da tirada. Um sprint em grupo reduzido é uma possibilidade em Estremoz, quem some alguma bonificação ao longo do caminho espera conseguir sobreviver à 4ª etapa, onde deverá ser decidida a corrida salvo alguma queda colectiva ou corte no pelotão devido ao vento.




Relativamente às equipas, é um pelotão bem interessante e obviamente que estarão presentes as 9 equipas Continentais portuguesas. A estas juntam-se 3 ProTeams, a Caja Rural (equipa do campeão em título Orluis Aular, e que deverá estar presente para tentar revalidar o ceptro), a Kern Pharma, ProTeam espanhola que recentemente conquistou a primeira vitória do ano e a Burgos-BH, que já é presença habitual em estradas portuguesas. As formações continentais estrangeiras serão a britânica Trinity Racing, a angolana Bai-Sicasal-Petro de Luanda, a alemã Bike Aid e a espanhola Electro Hiper Europa. O pelotão fica completo com 3 equipas de clube nacionais, no caso Fonte Nova/Felgueiras, JV Perfis/ Windmob e Santa Maria da Feira/ Segmento d”Época/ Reol.

By admin