Foi apresentada, na tarde de ontem, a 41.ª edição da Volta ao Alentejo! No Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, foi revelado o percurso e, também, se ficaram a conhecer as equipas que estarão em solo alentejano entre os dias 20 e 24 de março. Serão ao todo cinco etapas em linha, num total 852,7 quilómetros.
A competição abre com uma ligação entre Castro Verde e Beja, uma etapa praticamente plana, num percurso de 168 quilómetros e que deve decidir-se ao sprint. Ao segundo dia, nova tirada para velocistas, de 180,9 quilómetros, a unir Vidigueira e Grândola. A passagem pela Serra da Grândola, a 10 quilómetros da chegada, pode afastar alguns sprinters da luta.
Mourão recebe a partida da terceira etapa, um itinerário de 168,4 quilómetros, com chegada a Reguengos de Monsaraz e onde os sprinters devem voltar a discutir o triunfo. O quarto dia fica marcado pela etapa mais difícil da competição: 147,7 quilómetros com 6 contagens de montanha (Cabeço do Mouro, Serra de São Mamede, Porto da Espada, Marvão e Serra de S. Paulo a ser ultrapassada por duas vezes). O final em Castelo de Vide é tudo menos fácil, em ligeira subida e, com tantas dificuldades, os trepadores quererão fazer diferenças.
No último dia haverá espaço para a chegada típica à Praça do Giraldo, em Évora, com os últimos metros a serem feitos em ascensão ao longo do empedrado característico da cidade, após 187,9 quilómetros decorridos, a partir de Nisa.
Quanto às equipas presentes, estarão em prova 15 formações, um decréscimo face às temporadas anteriores. Ao contrário do habitual, apenas vem uma ProTeam, a Caja Rural/Seguros RGA, equipa que venceu as últimas duas edições. A juntar às 9 equipas nacionais (ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom/LA Aluminios/Marcos Car, Efapel Cycling, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular/Paredes/Boavista, Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua e Sabgal-Anicolor), estarão presentes a Equipa de desenvolvimento da Groupama-FDJ (França), Lubelskie Perla Polski (Polónia),Mentorise MLM Superstars (Roménia), Project Echelon Racing ( USA) e Swiss Cycling Team (Suíça).