A Volta ao Algarve 2023 só vai para a estrada entre 15 e 19 de fevereiro de 2023, no entanto já está tudo pronto para a mesma ir para a estrada! Primeiro foram reveladas as equipas e hoje foi dia de ser anunciado o percurso da competição que pertence à categoria 2.Pro.
Começando pelas formações que estarão nas estradas portuguesas dentro de menos de 2 meses, serão 12 equipas do World Tour, 4 ProTeams e 9 equipas Continentais. Do escalão máximo teremos Alpecin Deceuninck, BORA-hansgrohe, EF Education-EasyPost, Groupama-FDJ, INEOS Grenadiers, Intermarché-Circus-Wanty, Jumbo-Visma, Soudal Quick-Step, Team Arkéa-Samsic, Team DSM, Trek-Segafredo e UAE Team Emirates.
O segundo escalão estará representado por Caja Rural-Seguros RGA, Human Powered Health, Tudor Pro Cycling Team e Uno-X Pro Cycling Team. As equipas do escalão Continental são as 9 formações nacionais, sendo elas ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.
Em relação ao percurso, serão cinco dias de competição, com um total de 795 quilómetros e as habituais 4 etapas em linha, com 2 chegadas em alto e 2 etapas para os sprinters, e um contra-relógio individual. A grande diferença relativamente aos últimos anos é o facto do esforço individual estar no derradeiro dia de competição, algo que já não acontecia desde 2020.
A primeira etapa será para os sprinters e parte de Portimão, com chegada a Lagos 200,2 quilómetros depois, numa chegada onde Fabio Jakobsen venceu nas últimas 3 ocasiões! A montanha aparece ao segundo dia, com a chegada ao Alto da Fóia, após passagens por Alferce e pelo Alto da Pomba e início em Sagres. A tradicional chegada a Tavira aparece ao 3º dia, mais um final para os homens rápidos, depois de partirem de Faro.
O fim-de-semana será de decisões, primeiro com a montanha e a clássica chegada ao Alto do Malhão, subida a ser ultrapassada por duas vezes. Será um dia em que os trepadores terão de atacar e endurecer muito a corrida, devido ao contra-relógio final em Lagoa no dia seguinte ter a extensão de 24 400 metros.
Foto: Volta ao Algarve