Faltam pouco mais de 2 meses para a 51º edição da Volta ao Algarve. A Algarvia de 2025 irá para a estrada entre 19 e 23 de fevereiro e, como já vem sendo habitual, terá um total de 5 etapas, num total de 745,9 quilómetros. Até aqui tudo habitual, as novidades surgem no desenho das etapas. A próxima edição da Volta ao Algarve começa em Portimão, com o primeiro dia a ter 190 quilómetros para um presumível final ao sprint em Lagos.




A primeira novidade surge ao segundo dia, etapa que termina no Alto da Fóia. Mais um ano que o ponto mais alto do Algarve se encontra presente no menu da competição, só que desta vez a subida será feita pela vertente norte da serra, uma subida mais irregular mas também com zonas mais difíceis. Terá uma extensão total de 8400 metros, sendo que a 3,5 quilómetros do fim está o quilómetro mais duro, com pendente média de 10%. O endurecimento da corrida será feito, anteriormente, com a subida da Pomba.

Os sprinters voltam a ter nova oportunidade de batalhar pela vitória ao 3º dia, numa etapa já habitual, que liga Vila Real de Santo António a Tavira, numa extensão de 183,5 quilómetros. A chegada do fim-de-semana traz uma etapa difícil de prever. A partida será de Albufeira e os últimos 50 quilómetros tem 3 contagens de montanha (Picota, Santa Bárbara e Bordeira) que podem afastar alguns homens rápidos da luta e proporcionar, também, ataques.




A grande novidade está guardada para a última etapa. Sim, o alto do Maçhão estará presente mas não será no formato habitual de etapa em linha. A Volta ao Algarve termina com um contra-relógio de 19 600 metros, onde os últimos 2600 metros coincidem com a mítica subida algarvia! Será no alto do Malhão, depois de um esforço individual, que será coroado o vencedor da 51ª edição da prova.

Até ao momento, já estão confirmadas 11 equipas internacionais na Algarvia. Do World Tour Alpecin-Deceuninck, Bahrain Victorious, EF Education-EasyPost, Groupama-FDJ, INEOS Grenadiers, Intermarché-Wanty, Team dsm-firmenich PostNL e UAE Team Emirates (UAE), e das ProTeams Caja Rural-Seguros RGA, Lotto e Tudor Pro Cycling.

By admin