A organização da Vuelta, e o seu director Javier Guillem confirmaram hoje aquilo que já se vinha a especular há algum tempo, o início da Vuelta 2020 será na Holanda, na cidade de Utrecht.
Utrecht irá receber a apresentação oficial das equipas, a 1ª etapa, que será um contra-relógio colectivo, e o final da 2ª etapa, que terá partida em S-Hertogenbosch. O périplo pela Holanda irá terminar com uma jornada com começo e término em Breda, antes de regressar a Espanha. Nos últimos dias, das Grandes Voltas, a Vuelta até é a que tem menos partidas fora do seu país.
Esta será a 4ª partida fora de Espanha, depois de Lisboa em 1987, Assen em 2009 e Nimes em 2017, curiosamente sendo o 2º início da Vuelta na Holanda. Num país apaixonado pela modalidade e por bicicletas, em que este meio de transporte está enraizado culturalmente na sociedade, Utrecht tem sido um dos principais palcos para grandes competições. O Giro, em 2010, saiu precisamente desta cidade, a 2ª etapa do Tour em 2015 partiu de Amesterdão e terminou em Utrecht, e agora a Vuelta. Talvez seja mesmo a única cidade fora de Itália, França e Espanha que já recebeu as 3 Grandes Voltas.
Isto não acontece por acaso, tanto o Ministério da Saúde, Bem-Estar e Desporto da Holanda, como os municípios da região ajudam a financiar estes grandes eventos, e contam com a colaboração de algumas empresas privadas locais ligadas à modalidade.
Foto: Getty Images