A União Ciclista Internacional decidiu retirar a licença desportiva à equipa W52-FC Porto. Segundo a UCI, a decisão é justificada pelas indicações dadas pela Autoridade Antidopagem de Portugal, tendo em conta os desenvolvimentos da Operação Prova Limpa.
Entretanto, a Federação Portuguesa de Ciclismo já foi informada, tendo emitido um pequeno comunicado.
“A Federação Portuguesa de Ciclismo confirma que foi hoje notificada pela União Ciclista Internacional (UCI) de que esta entidade decidiu retirar a licença desportiva à equipa continental W52-FC Porto, na sequência da informação recebida pela UCI sobre o processo que decorre na Autoridade Antidopagem de Portugal.
A decisão entra imediatamente em vigor, pelo que a equipa está impedida de voltar a competir.”
Desta forma, a equipa azul e branca está impedida de competir no GP Mortágua que se disputa no próximo domingo e, principalmente, está fora da Volta a Portugal, que irá decorrer de 4 a 15 de Agosto.
Com oito dos onze ciclistas suspensos, apenas José Neves, Amaro Antunes e Jorge Magalhães estavam livres, Adriano Quintanilha já tinha iniciado contactos em Espanha para compor uma equipa de sete elementos para a competição portuguesa, tendo já se deslocado ao país vizinho por duas vezes durante esta semana. Assim, todos estes contactos ficam sem efeito.
Foto: Global Imagens