A temporada de ciclismo de estrada está já ao virar da esquina e, aos poucos, vai-se sabendo o calendário das principais figuras do pelotão internacional. Esta segunda-feira, o jornal belga Het Laatste Nieuws desvendou o programa de Wout van Aert para 2025, um bloco focado nas clássicas e, posteriormente, virado para as Grandes Voltas. A estrela da Team Visma|Lease a Bike encontra-se a fazer um curto calendário de ciclocrosse, ainda este fim-de-semana venceu duas corridas, irá agora para estágio em Espanha, com a restante equipa.
Com a última prova de ciclocrosse programada para 25 de janeiro, em Maasmechelen, será preciso esperar 3 semanas até ver Wout van Aert em ação na estrada, com o belga a estar presente na Clásica Jaén, a 17 de fevereiro. Será o aquecimento dos motores do polivalente ciclista, antes de viajar até Portugal para a Volta ao Algarve, prova que se disputa entre 19 e 23 de fevereiro, num percurso onde pode ter muitas oportunidades para vencer. Esta será, ao que tudo indica, a única prova por etapas do calendário de Van Aert até Maio.
A 1 de março, a Omloop Het Nieuwsblad abre a campanha de clássicas, estando, ainda, em dúvida, a participação na Kuurne-Brussels-Kuurne, prova que o belga já ganhou. Segue-se um estágio em altitude em Tenerife e, por consequência, irá falhar tanto a Strade Bianche como a Milano-Sanremo, apostando tudo nas clássicas do empedrado. Regresso a 28 de março para a E3 Saxo Classic, seguindo-se a Dwars door Vlaanderen, a 2 de abril, antes dos dois Monumentos do empedrado, Tour de Flandres (6 de abril) e Paris-Roubaix (13 de abril). A época de clássicas terminará na semana seguinte, a 20 de abril, com a Amstel Gold Race.
O plano que era para ser realizado no ano passado deverá ser posto em prática este ano, se não existirem azares. Ao que tudo indica, Wout van Aert irá fazer a sua estreia no Giro d’Itália, prova que arranca a 9 de maio, em Tirana, na Albânia, e conjugar a Grande Volta italiana com o Tour de France, que se inicia a 5 de julho. Na prova transalpina, já é certo que Van Aert fará dupla com Olav Kooij.
Após a Volta a França ainda não é conhecido o calendário de Wout van Aert, algo que deverá ser avaliado após a competição francesa, com o foco a estar, muito provavelmente, nas clássicas de final de temporada e, quem sabe, nos Mundiais de contra-relógio, já que a prova de estrada é muito dura.