Dia de longo contra-relógio individual na Volta a França, um esforço superior a 40 quilómetros, algo raro no panorama atual do ciclismo mundial. Mikkel Bjerg marcou o primeiro tempo de referência, andou acima dos 50 kms/h durante grande parte do percurso, terminando com 50:22. O antigo tri-campeão mundial de contra-relógio sub-23 manteve-se na frente até à chegada do campeão do Mundo de elites, o transalpino Filippo Ganna.



O ciclista da INEOS Grenadiers retirou mais de minuto e meio ao tempo de Bjerg, terminando com 48:41, sendo o primeiro ciclista a baixar do minuto 50. Vários ciclistas foram realizando bons contra-relógios, casos de Bauke Mollema, Mattia Cattaneo, Fred Wright, Max Schachmann e Jan Tratnik, mas ninguém se conseguia aproximar seriamente do tempo de Ganna.

Quem mais do que o inevitável Wout van Aert para fazer um tempo absurdo, completando o percurso em 47:59, retirando 41 segundos ao tempo do campeão do Mundo! Com o belga a chegar, começaram a partir os ciclistas do top-10 e a luta ficou ainda mais acesa, com Geraint Thomas, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard a andarem ao nível de Wout van Aert.



Vingegaard voou durante o percurso, nos 3 pontos intermédios do percurso passou sempre à frente de Wout van Aert no entanto nos últimos 8 quilómetros abrandou o ritmo, depois de um pequeno susto numa curta descida, chegou à meta mais relaxado e a vitória ficou para Van Aert! Mesmo assim, Vingegaard ainda foi 2º, a 19 segundos, Pogacar foi 3º a 27 e Thomas 4º a 32.

Dentro do top-10, existiram várias trocas, com Aleksandr Vlasov a subir de 7º a 5º, Nairo Quintana a cair e 5º a 6º, Louis Meintjes a cair de 6º a 8º e Romain Barde a subir de 8º a 7º. Jonas Vingegaard reforçou a sua liderança e é o campeão virtual do Tour de France 2022!

By admin