Dia de estreia na Taça do Mundo, com o pelotão a viajar até à República da Irlanda, para disputar a etapa de Dublin. Percurso longo, sem grandes subidas mas com muita lama, areia e, também, frio, muito frio. Wout van Aert e Tom Pidcock eram os grandes nomes à partida.



Como vem sendo hábito, Lars van der Haar arrancou muito bem, rapidamente se colocou na frente, impondo ritmo nas primeiras partes, antes de aparecer Eli Iserbyt. O belga da Pauwels Sauzen-Bingoal comandou a corrida durante várias voltas e, sentindo o perigo Wout van Aert iniciou a sua recuperação, e colou-se à frente. A corrida manteve-se sem grandes alterações até à quinta volta, altura em que tínhamos na frente Van Aert, Pidcock, Iserbyt, Vanthourenhout, Sweeck e Adams.

Na passagem por uma zona de troca de bicicleta, e depois de já ter passado pela entrada, o impensável acontecia a Van Aert. Uma toalha enrolava-se à roda traseira do belga, este tinha que voltar atrás a correr e trocar de bicicleta, perdendo mais de 20 segundos. Fosse outro ciclista e a corrida estava perdida, mas o campeão belga é de outra fibra e, em meia volta conseguiu voltar à frente de corrida.

Estava na hora! Mesmo antes da entrada numa zona de areia, Wout van Aert fez uma ultrapassagem fabulosa, colocou pressão nos rivais e nunca mais ninguém o viu. Em meia volta já eram 10 os segundos de vantagem para Sweeck e, com uma última volta sem grandes perigos, Van Aert pedalou para o primeiro triunfo da temporada, terminando com 14 segundos de vantagem para Sweeck e 17 para Pidcock. Para além de Van Aert, o grande vencedor do dia tem que ser Sweeck que cimenta a sua liderança da Taça do Mundo, agora com 17 pontos de vantagem para Iserbyt, apenas 7º no dia de hoje.



No lado feminino, Fem van Empel voltou a reforçar a sua liderança, somou mais um triunfo na Taça do Mundo, vencendo à frente de Puck Pieterse e Denise Betsema. São já 105 os pontos de vantagem de Empel para Pieterse.

By admin