Boxing Day é sinónimo de prova de ciclocrosse! A Taça do Mundo voltou ao menu e se isso não bastasse, Mathieu van der Poel regressava à competição. O campeão do Mundo fazia a sua primeira aparição da temporada, depois de ter superado uma lesão no joelho. Estava na hora do primeiro duelo contra Wout van Aert, hoje em Dendermonde.



Início de corrida de loucos, Van der Poel começou bastante atrasado, mas com um arranque fabuloso colocava-se no top-5. Com condições muito complicadas, a lama tornava o percurso muito duro, Toon Aerts ganhou logo uma vantagem importante. O belga ainda foi apanhado por um pequeno grupo mas após a 2ª volta apenas Van Aert e Van der Poel estavam com o belga.

O ciclista da Jumbo-Visma mostrou para o que vinha, várias vezes conseguia ganhar vantagem nas partes mais duras, no entanto havia sempre a junção nas zonas mais técnicas. Tudo mudou a meio do percurso, na 4ª volta. Van Aert voltava a forçar o ritmo e, desta vez, era definitivo. Os seus rivais ficavam para trás e o campeão belga pedalava a um ritmo impressionante para novo triunfo.



Aos poucos, Van Aert foi alargando a vantagem, fez mais uma prova brilhante, vencendo o primeiro duelo da temporada contra o seu rival de sempre Van der Poel. Quarta prova de temporada e quarta vitória de Wout van Aert! No regresso à competição, Mathieu van der Poel foi 2º, a 49 segundos, e “o primeiro dos restantes” foi Toon Aerts, em 3º, a 1:18. Eli Iserbyt, líder da Taça do Mundo, teve uma prova mais fraca, quedando-se pelo 9º posto, no entanto mantém-se firme na liderança da competição.

A prova feminina, que decorreu antes, viu Lucinda Brand conseguir mais um triunfo nesta temporada, reforçando a liderança da Taça do Mundo. A campeã do Mundo venceu com 4 segundos de vantagem para a campeã norte-americana Clara Honsinger e 36 para a compatriota e grande rival na Taça do Mundo Denise Betsema.



By admin