Habitualmente marcados para meados de Junho, os Campeonatos Nacionais viram as suas datas serem alteradas devido à pandemia de COVID-19. É verdade que alguns já se disputaram, como são os casos da Eslovénia e Portugal, no entanto a grande maioria irá ocorrer entre os dias 20 e 23.
Ora, o grande destaque de hoje vai para a Bélgica. Em Koksijde, os ciclistas tinham pela frente pouco mais de 41 quilómetros num percurso plano e perfeito para os puros especialistas. O campeão em título Wout van Aert era o principal favorito, numa prova marcada pela ausência dos restantes medalhados de 2019 Yves Lampaert e Remco Evenepoel.
O belga da Jumbo-Visma foi o último a partir e, desde cedo, se viu que vinha preparado para a luta e para revalidar o título. Passou em primeiro em todos os pontos de cronometragem intermédios e, no final, parava o relógio em 50:10. Mais uma vitória para o talento belga que, até agora, ganhou em todas as provas em que participou desde o desconfinamento. Victor Campenaerts quedou-se pelo 2º lugar, a 30 segundos de Van Aert, com Frederik Frison a terminar num surpreendente 3º lugar, a 1:17, à frente de um dos principais candidatos, Thomas de Gendt.
Noutras paragens, a CCC Team conseguiu os seus dois primeiros triunfos da temporada: Josef Cerny venceu o título na República Checa e Kamil Gradek derrotou o favorito Maciej Bodnar na Polónia. Na Eslováquia, Jan Andrej Cully revalidou o título, na Lituânia o ouro foi para Evaldas Siskevicius e Bob Jungels conquistou o 6º título no Luxemburgo. Na Estónia, ontem foi dia de contra-relógio com triunfo para o jovem de 18 anos Gleb Karpenko, sendo que hoje foi dia para a prova de estrada com o título a ficar para o sprinter da Israel Start-Up Nation Norman Vahtra.