A ligação de 187,7 kms entre Beja e Portel teve uns primeiros quilómetros frenéticos, em que um perigoso grupo com mais de 10 unidades incluindo José Gonçalves, Fábio Costa, Jonathan Lastra, Hugo Nunes, Joaquim Silva ou Rafael Silva andaram escapados ao pelotão. As sirenes ligaram ainda mais quando Rafael Reis se juntou a eles e José Gonçalves, Xabier Azparren e Fábio Costa aproveitaram para somar 3,2 e 1 segundos, respectivamente.




Depois de uma hora de corrida onde foram cumpridos cerca de 45 km/h a fuga foi anulada por iniciativa das equipas estrangeiras, nomeadamente da ProTouch e da Burgos-BH, que não tinham representação na frente. Com o pelotão compacto Rodrigo Caixas conseguiu reforçar a liderança da montanha, sempre com a Kelly/Simoldes/UDO a tentar impedir o jovem da LA Alumínios de manter a camisola distintiva. Após a contagem de montanha do dia um duo decidiu ir à procura da sorte e das bonificações: Iker Ballarin e Pedro Miguel Lopes.

O basco somou 6 segundos ao todo, o ciclista português 4 e o líder Orluis Aular venceu os sprints no pelotão para acrescentar 2 segundos à sua liderança. Era a própria Caja Rural a comandar o pelotão, apanhou o duo a 60 kms da meta, e Chris Juuste tentou a sua sorte durante alguns quilómetros. O sul-africano ainda passou na dianteira na primeira passagem pela meta, sendo apanhado a 25 kms para o final.




Aí formou-se novo duo e nova combinação entre a Euskaltel-Euskadi e a Rádio Popular Paredes Boavista, com Xabier Azparren a levar a companhia de Tiago Machado para os últimos quilómetros. Parecia outra tentativa inofensiva, só que desta vez pegou e bem, as sirenes ainda tocaram no pelotão quando entraram nos 5 kms finais a 35 segundos da fuga e realmente já era tarde demais. No sprint final Azparren bateu Tiago Machado, enquanto no pelotão voltou a superiorizar-se Orluis Aular, desta vez por muito pouco face a João Matias.

O pelotão chegou a 7 segundos e graças ao triunfo de hoje e às bonificações amealhadas o corredor da Euskaltel-Euskadi é o novo líder da Volta ao Alentejo, com 3 segundos sobre Aular. Tiago Machado subiu a 3º, enquanto Rodrigo Caixas segurou a liderança da montanha e da juventude.

Foto: Volta a Portugal (Facebook)

By admin