15 horas em Portugal, 16 horas em Copenhaga e Jeremy Lecroq dava início ao Tour de France! O francês da B&B Hotels foi o primeiro a sair para a estrada num chuvoso contra-relógio que, com muitas viragens, se tornou muito perigoso. Bauke Mollema marcou o primeiro tempo de referência, com 15:34, mas logo de seguida chegou o seu compatriota Mathieu van der Poel, arriscou mais, retirando 4 segundos ao registo de Mollema.



O ciclista da Alpecin-Deceuninck foi vendo o seu tempo ser ameaçado com as chegadas de Mads Pedersen, Jonas Vingegaard e Primoz Roglic, a 2, 2 e 3 segundos respetivamente mas, literalmente, no meio da chuva, o fenómeno neerlandês foi-se mantendo no hot seat até 2 minutos de pura emoção.

O campeão do Mundo chegava com 15:27, novo melhor tempo, mas logo de seguida veio a locomotiva belga Wout van Aert com 15:22, menos 5 segundos! O suspense manteve-se porque Tadej Pogacar era o próximo a chegar, quedando-se a apenas 2 segundos do ciclista da Jumbo-Visma.

Parecia que o primeiro vencedor do Tour de France 2022 estava encontrado, ninguém se conseguia aproximar do tempo de Wout van Aert, até que chegou Yves Lampaert. O ciclista da Quick-Step Alpha Vinyl aproveitou o facto de já não chover, voou pelas ruas dinamarquesas, terminando com 15:17, menos 5 segundos que Van Aert.



Nas contas da geral, Tadej Pogacar foi o vencedor do dia, partindo para a 2ª etapa com 8 segundos de vantagem para Vingegaard, 9 para Roglic, 16 para Adam Yates, 18 para Geraint Thomas, 25 para Aleksandr Vlasov,  37 para Daniel Martinez, 44 para Jack Haig, 48 para Damiano Caruso, 49 para Enric Mas e 51 para Ben O’Connor.

By admin