O sábado de ciclismo abriu com a prova de juniores femininas, disputada integralmente no circuito de Leuven, a ser percorrida por 5 vezes. Como tem vindo a acontecer nas provas de estrada até agora disputadas, as quedas marcaram presença, principalmente na fase inicial, o que serviu para ir reduzindo o pelotão.
A corrida foi bastante agressiva, com muitos ataques, no entanto existiam sempre reagrupamentos de grupo devido à falta de colaboração. A movimentação decisiva aconteceu perto da terceira passagem pela meta, na subida de Sint-Antoniusberg.
Zoe Backstedt e Kaia Schmid atacaram, rapidamente ganharam uma pequena vantagem e nem o trabalho de Países Baixos, Alemanha e Rússia fazia cair a diferença. O duo entendeu-se bem, chegando a ter minuto e meio de avanço para o grupo perseguidor.
A certo ponto, a colaboração no grupo perseguidor era pouca, a diferença apenas se reduzia com fugazes ataques o que indicava que o título estava na frente. Backstedt tentou, várias vezes, deixar Schimd para trás nas subidas mas tudo se decidiu ao sprint.
A jovem britânica Zoe Backstedt acabou por ser a mais forte, vencendo com alguma margem para a norte-americana. A 57 segundos, a campeã europeia Linda Riedmann foi 3°. Segunda medalha para a filha de Magnus Backstedt, após a prata no contra-relógio. Portugal esteve presente, com Sofia Gomes a ser 38° a 6:04 e Beatriz Roxo 59° a 6:28.